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Mensagem por Adriano Araujo Dom 4 Set - 21:09


estúdio CLICK - gravando bateria

Controle a acústica da sua sala.

A grande maioria dos quartos e salas de uma casa é constituída de paredes paralelas, piso e teto também paralelos. Pois bem, as superfícies paralelas tendem a acentuar algumas freqüências enquanto atenuam outras. Para capturar da melhor maneira possível um bom som, temos que reduzir os efeitos prejudiciais da sua sala, devido ao desenho quadrado dela. Podemos gastar muito dinheiro com tratamentos acústicos de ambiente, ou então, usar o que está disponível na nossa casa mesmo.Vamos então seguir a opção mais barata e economizar para gastar com bons microfones, estes sim, imprescindíveis.

Veja o que fiz na minha sala de estar. Estantes com equipamentos, gravadores e outras prateleiras foram colocados nos cantos. Usei um pouco de espuma numa parede. Usei também alguns retalhos de carpete e os coloquei na parede oposta, e para não ficar muito feio cobri com uma cortina. Coloquei um sofá forrado de algodão contra essa parede, o que corta as ressonâncias de freqüências baixas.

Tenha cuidado para não "secar" demais a sua sala.Caso use muita espuma ou muitos tapetes, você ficará com uma "sala morta". As freqüências altas serão absorvidas enquanto que as freqüências baixas ficarão mais retumbantes, deixando o ambiente com uma característica sonora muito grave.

Experimente vários locais para a bateria até encontrar a posição que cause menor ressonância na sala.
Recomendo que comece com o pedal em frente a um móvel qualquer que funcione como um bass-trap. Fazendo isso o mal pior será reduzido - as ressonâncias que normalmente os pequenos ambientes possuem. Estas ressonâncias contribuem para turvar o som dos pequenos ambientes - qualquer coisa que você possa fazer para diminuir essas ressonâncias fará com que o seu ambiente soe menos como uma caixa.

No meu caso, o melhor lugar foi posicionar a bateria em frente ao sofá.
Posicionar a bateria em cima de diferentes superfícies não resolve.
Usei um carpete (cujos retalhos estão agora na parede), para colocar a bateria em cima. Ficou um pouco feio, mas protegeu o chão de tacos de madeira contra arranhões que a bateria vai fazendo ao se deslocar quando toco. Além, de claro, evitar que a bateria escorregue.

Um certo dia encontrei um tapete de tamanho perfeito num supermercado aqui perto, custou cerca de R$ 24,00. Diferentemente do carpete, este era bem tecido, e bastante resistente. Acredite, ele causou uma grande diferença na sonoridade da caixa. . Os microfones passaram a captar a caixa bem melhor.

Caso queira uma superfície mais "brilhante", tente um tratamento localizado. Uma peça de compensado ou madeira colocado abaixo da caixa dá mais "vida" à caixa.
Comece com um bom par de microfones overhead.
Encare os overheads como sendo muito mais que simples microfones para pratos.
Enquanto que os microfones fechados tendem a se concentrar no ataque de cada peça, microfones overheads bem posicionados irão captar mais o "corpo" de todo a bateria, propiciando uma sonoridade ampla, que não se conseguiria com a utilização de microfones fechados apenas.
Prefiro usar os dois microfones overheads para captar a imagem estéreo de toda a bateria e não somente os pratos.

Como regra geral, dois microfones que irão gravar a mesma fonte sonora devem ser posicionados na mesma distância com relação à fonte sonora, isso quando estamos tentando atingir uma fase coerente, mono-compatíveis, e propagação estéreo.Caso contrário, você vai acabar cancelando a fase de algumas freqüências. Lembre-se que o formato de caixa da sua sala tende a acentuar algumas freqüências atenuantes.

É por isso que eu prefiro usar meus microfones overheads no padrão XY modificado, com os diafragmas dos dois mics tão próximo quanto for possível. Dessa forma, tudo o que captarem serão de fase coerente: todos os sons chegarão aos microfones ao mesmo tempo. Portanto, o par de microfones não irá contribuir com picos e quedas adicionas à resposta de freqüência da sala.

Você pode variar as quantidades relativas de tambores versus pratos, deslocando o par de mics acima e abaixo ou para frente e para trás, ou apontando os mics mais próximo da bateria ou mais para fora na direção do pratos. Normalmente, eu inicio o posicionando os overheads cerca de 1,8 m acima do solo, diretamente acima da bateria.

Devido ao fato dos overheads serem a base fundamental da sonoridade da bateria, devemos ter os melhores mics e preamps, quanto for possível, para esta tarefa.

Adicionar microfones fechados, próximos, se for necessário.
Quando estiver satisfeito com a sonoridade dos overheads, talvez você queira adicionar mais alguns microfones posicionando-os bem próximos à algum tom individual.

Gosto de usar mics omni para captar o kick e a caixa, especialmente os de condensador com micro-diafragmas da Earthworks. Isto porque os mics omni não apresentam o efeito de proximidade, você pode colocá-los bem próximos à fonte sonora e não se preocupar com picos anti-naturais de baixas e médias freqüências que normalmente ocorrem com outros tipos de microfones.

Atente ao fato de que quantos mais microfones usar, mais fácil poderá acontecer cancelamentos de fase. Talvez seja necessário inverter a fase de alguns microfones individuais ou deslocar um pouco os overheads, aproximando-os ou afastando-os da bateria. Caso esteja usando uma mesa digital de mixagem ou um computador como mecanismo de reprodução, você poderá atrasar um pouquinho as trilhas ou canais das peças que estão sofrendo cancelamento.

Não confie em EQ para definir a sonoridade de seu ambiente de gravação.
Equalizar vários microfones, ou mesmo equalizar apenas um microfone individualmente não surtirá o mesmo efeito do que captar da melhor maneira possível as fontes sonoras. Além disso, um EQ não pode suavizar picos e quedas de um material com sonoridade pobre. Portanto, a não ser que você esteja usando o EQ como um efeito, utilize-o com parcimônia. Se preocupe, em primeiro lugar, com a sonoridade do seu ambiente de gravação. Só depois comece a testar os vários posicionamentos dos microfones para obter a melhor sonoridade.

Use microfones para captar a ambiência da sala. Coloque estes microfones numa outra sala.
Uma configuração típica de posicionamento de microfones em um estúdio profissional envolve o uso de outras salas com microfones, afastadas da bateria, de forma a captar a reverberação natural do ambiente. Muitas vezes, estas salas microfonadas ficam adjacentes, e com paredes confrontadas para captar menos som direto e mais reflexão. Infelizmente, ao utilizar esta técnica em casa normalmente resulta numa menor sonoridade, não melhora nada, só piora. Acaba por acentuar todas as anomalias e, portanto, a característica acústica de uma sala pequena.

Felizmente, as pessoas tendem a ter casas com mais de uma sala. Portanto, é fácil abrir uma porta e colocar no quarto adjacente um microfone. No menu caso específico, uso a cozinha para isso, com as suas paredes em azulejo, que propiciam um reverb natural, tal e qual os equipamentos reverbs mais caros, proporcionando uma grande difusão.Posiciono os microfones em um canto da cozinha, certificando que não exista uma linha de visão direta deste ponto para a bateria através da porta aberta.

Caso precise de um espaço de ressonância ainda maior, faço isso digitalmente, atrasando a mixagem destes microfones por cerca de 10 a 15 ms.
Encare tudo o que foi dito aqui como apenas um ponto de partida. A seguir, explore outras variáveis e tangentes e ultrapasse seus próprios limites.Tente algo novo. Não existem regras. E acima de tudo lembre-se que você não está pagando nada por tudo isso, o que seria bem diferente num estúdio profissional.
Adriano Araujo
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